Notícias
Final de semana de atendimentos em Agências da Previdência Social
Unidades abrem em várias regiões para antecipar agendamentos
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realiza neste sábado e domingo (23 e 24/9) mutirões para antecipar agendas de avaliações sociais e perícias médicas de cidadãos que aguardam os serviços para uma resposta conclusiva aos requerimentos, como Benefício de Prestação Continuada (BPC), destinado a idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência, desde que comprovem baixa renda, além de salário-maternidade, pensões e aposentadoria em algumas regiões.
Existem três formas de participar do mutirão: o INSS liga para quem espera por análise, o instituto abre agenda no final de semana e o cidadão liga para a Central 135 para antecipar o atendimento ou faz o agendamento pelo aplicativo ou site Meu INSS. As ações têm permitido que segurados, com todas as etapas do processo concluídas, já saiam com o resultado do pedido.
Os mutirões fazem parte das medidas adotadas pelo Ministério da Previdência e pelo INSS para reduzir o tempo de espera daqueles que aguardam a conclusão da análise de seu benefício.
Regido pela Lei Orgânica da Assistência Social (Loas), o Benefício de Prestação Continuada (BPC) garante uma remuneração mensal de um salário-mínimo para quem está em situação de vulnerabilidade social. No entanto, somente a pessoa com deficiência está contemplada nos mutirões.
No Rio de Janeiro, atendimentos na Baixada e Zona Norte
Na Baixada Fluminense, a ação acontece apenas no sábado (23), na unidade Nova Iguaçu, somente para realização de exame pericial. Ao todo, quatro peritos médicos federais estarão disponíveis para realizar cerca de 80 atendimentos.
Na Zona Norte, a agência da Avenida Brasil realiza 300 atendimentos nos dois dias, com 15 assistentes sociais, sem perícias.
Para ter acesso aos mutirões no RJ, o cidadão deve realizar o agendamento através da Central 135, que funciona de segunda a sábado, das 7 h às 22 h.
Giro pelos estados: confira onde mais vai ter mutirão
AMAZONAS – Segurados que precisam de perícias vão ser atendidos da agência de Codajás, no interior do estado por sete peritos.
GOIÁS – No estado goiano os atendimentos extras são exclusivos de perícias na agência do município de Jataí.
MINAS GERAIS - O mutirão contemplará apenas perícias na agência da cidade de Divinópolis com três peritos médicos.
PARÁ – A ação ocorre na Agência Altamira, das 7h às 15h. A iniciativa busca antecipar a análise de benefícios que dependem da avaliação social e perícia médica, etapas essenciais para a análise do BPC. Ao todo, estão agendados 130 atendimentos extras.
PARANÁ – A unidade Umuarama, em Maringá, realizará avaliações sociais para 77 segurados.
RIO GRANDE DO SUL – o final de semana será de perícias médicas na unidade de Vacaria.
RONDÔNIA – Em Porto Velho, 150 pessoas passam por avaliações sociais e perícias médicas. O INSS também vai disponibilizar servidores para tratar requerimentos administrativos de aposentadorias, pensões e salário-maternidade. Para as análises administrativas é preciso agendar o serviço chamado "atendimento simplificado" pelo Meu INSS ou Central 135.
SÃO PAULO - O INSS disponibilizou 77 vagas de avaliação social. No sábado (23), as avaliações vão ocorrer nas agências São Paulo-Lapa, na capital paulista, e em Presidente Prudente. Já a APS Iguape vai abrir por todo o final de semana. O agendamento deve ser feito pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.
Nordeste tem maior número de vagas
O Maranhão é o estado do Nordeste com o maior número de vagas ofertadas para exames periciais. São 1.020 agendamentos para perícias de auxílio por incapacidade e de BPC para pessoa com deficiência. Em São Luís, o atendimento será na Agência Deodoro e no prédio da Gerência-Executiva do INSS no bairro Calhau, onde estão sendo realizadas as perícias da Agência Bom Menino. Outros dois municípios contemplados são Timon e São Bento.
Em Picos (PI), município localizado a 318 quilômetros da capital, a ação ocorrerá na agência do INSS, que fica na rua Coronel Francisco Santos, 242 – Centro. A expectativa é de serem realizados 68 atendimentos de avaliação social. Os atendimentos serão marcados por meio de agendamento no aplicativo e portal Meu INSS ou pela Central 135.
Na Bahia os mutirões acontecem, exclusivamente na agência do município de Irecê para atendimento de perícias. Em Campina Grande (PB) os segurados vão para a APS Dinamérica.
Outras cidades com mutirões no Nordeste:
Sobral (CE)
APS Itapipoca
77 vagas
Sem perícia médica
APS Sobral
98 vagas
Sem perícia médica
Aracaju (SE)
APS Siqueira Campos
145 vagas
Sem perícia médica
Maceió (AL)
APS Almirante Álvaro Calheiros
110 vagas
Sem perícia médica
Vitória de Santo Antão (PE)
APS Vitória de Santo Antão
28 vagas
Com perícia médica
Palmares (PE)
Agência Palmares
98 vagas
Com perícia médica