Notícias
Convergência no setor de incorporação imobiliária
Fonte: Ibracon
O crescimento do setor imobiliário vem sendo registrado, com mais força, desde o ano passado, período no qual aconteceram vários IPO´s de empresas do setor.
Com a manutenção desta expansão no momento atual, a relevância da elaboração de uma demonstração contábil que de fato revele a situação da empresa é fundamental, não só pra avaliações da própria empresa, quanto para investidores, fornecedores, governo e outras partes envolvidas.
Neste contexto surge a Deliberação 07/2008 da CVM: "Entidades de Incorporação Imobiliária", documento que foi colocado em audiência pública conjunta com o CPC.
O objetivo do documento é esclarecer dúvidas que tem surgido com relação às práticas contábeis adotadas por estas empresas, como formação do custo de venda, despesas com propaganda, marketing e promoções, ajuste a valor presente, entre outras.
Este normativo foi feito em linha com a convergência de normas contábeis, já inserido no processo de convergência.
"A grande importância do estudo e da aplicação desta orientação do CPC é justamente o fato de orientar as atividades de incorporação imobiliária no sentido da harmonização das normas contábeis", afirma Walter Dalsasso, coordenador do GT Incorporadoras do IBRACON.
As alterações enviadas até semana passada, prazo no qual o documento encontrava-se em audiência pública, devem ir para o CPC até 3 de outubro.
A partir daí poderá ser elaborada a versão final.