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Comunicação: uma das mais importantes ferramentas estratégicas

Uma das maiores dificuldades das lideranças hoje, é fazer-se chegar de modo claro e assertivo, as informações necessárias aos seus clientes internos e externos, formando assim uma ampla cadeia de valores tangíveis e intangíveis para as empresas

De imediato é necessario considerar que a comunicação, mais precisamente a empresarial, não flui no vazio, não se realiza a margem das organizações, mas esta estreitamente associada a um particular sistema ou a uma específica cultura organizacional e que é expressão portanto de uma realidade concreta!

As ferramentas de comunicação, constituem um meio de educar, informar e formar opiniões. O canal mais indicado a ser utlizado vai depender do perfil do publico interno e deve considerar qual linguagem e que tipo de conteúdo adequado como principais caracteristicas, não deixando de levar em conta os recursos diponiveis, a estrutura e cultura organizacionais, pois a combinação desses varios veiculos possibilta atingir os mais diversos tipos de público.

Assim, para que a comunicação seja assumida como estratégica, será necessário que essa condição lhe seja favorecida pelas lideranças, pela cultura e pela alocação assertiva dos recursos humanos, tecnologicos e financeiros, pois sem o seu total alinhamento, nada se realiza!

A intenção e o desejo apenas não produz a realidade, logo se esses pressupostos não estiverem devidamente satisfeitos, não haverá sintonia e por consequência  a não conclusão da informação.

Richard Winttington lista 4 teorias sobre estratégia: A classica, evolucionista, processualista e sistêmica, sendo essa última, para comunicação, a mais realista e menos dogmática, assumindo que a estratégia não depende somente do mercado, mas também das condições sociais e da cultura das organizações. Admitindo que o planejamento é possivel e necessário, mas que precisa levar em conta fatores internos e externos as organizações e, que de alguma forma, pode prevêr futuros ou iminetes conflitos entre as esferas global e local, passando a ser assim a mais estratégica de todas as teorias de Wititngton.

A comunicação torna-se portanto, um instrumento valioso para a busca da lealdade com o cliente e na relação empresa-empregado, pela relevância estratégica, cabe deter-se na comunicação, a ponte para a participação geradora de uma transformação cultural e organizacional.

A ferramenta de comunicação precisa estar alinhada a estratégia da organização e direcionada aos públicos  com as quais a empresa pretende se relacionar. Assim a área de comunicação deve utilizar os instrumentos de forma integrada e direcionada aos diferentes stakeholders e zelar para que as práticas das atividades dos demais setores estejam alinhadas  as estratégias e crenças das empresas. Afinal a essência do posicionamento advém da missão, da visão e das relações da empresa.

A comunicação é uma questão de atitude, que deve ser priorizada na gestão e como tal, parecer ser bem simples em sua prática, quando a serviço da gestão, do reforço positivo de uma marca e da contrução de vínculos, devendo ser planejada estratégicamente.

O que? Como? Quem? Quando comunicar? São perguntas que devem ser feitas quase que diariamente entre os gestores da organização para fazer valer o desmembramento de suas estratégias e o reforço positivo da imagem da empresa.

Então podemos concluir que a falta de informação autoriza uma contra informação, abrindo espaço para a "Radio-peão", o que geralmente é remar na contramão da imagem positiva da empresa e da qualidade de seus vículos. É necessário desenvolver uma visão integrada da comunicação em conexão com a cultura organizacional e com o ambiente de todos os negocios da empresa.