Abrir Empresa Já tenho uma Empresa

Notícias

6 hábitos que podem melhorar sua produtividade

Coisas simples, como limpar a mesa do trabalho com frequência, podem salvar muito tempo do seu dia

Na busca para aumentar a produtividade no dia a dia, métodos e dicas são sempre bem vindos. Mas existe um quesito em especial que merece atenção: os hábitos. Um estudo da Universidade de Duke mostrou que 40% das decisões que tomamos todos os dias são baseadas neles. E bons hábitos podem salvar vários minutos do seu dia, aumentando sua produtividade.

O site Fast Company falou com três especialistas que deram dicas de hábitos simples que podem ser introduzidos na rotina e ajudar a aumentar a produtividade. Confira:

1. Planeje seu dia na noite anterior

Checar a lista de coisas a fazer pela manhã gasta mais tempo que o necessário, afirma a organizadora profissional Julie Morgenstern, autora do livro Never Check Email in the Morning (Nunca Confira Email pela Manhã, em tradução livre). Tire cinco minutos ao final de cada dia de trabalho para checar seu calendário. Decida antes como preencher o tempo livre ou lidar com sobrecarga. "Você vai ganhar duas ou três horas por dia de produtividade focada em vez de perder uma meia hora analisando o que fazer”, afirma.

2. Faça logout das redes sociais

Se as redes sociais são uma tentação grande demais para você, crie o hábito de sair de todas antes de começar um projeto importante. Essa é a dica de Emily Schwartz, autora do livro The Time Diet (A Dieta do Tempo, em tradução livre). “O passo extra de ter que digitar sua senha lhe dará tempo o bastante para perceber que você está se distraindo”, ela afirma. “Trabalho distraído leva mais tempo que trabalho focado”, complementa.

3. Prepare-se para reuniões

Reuniões podem resultar em perda de tempo, mas, de acordo com Morgenstern, estabelecer uma rotina pré-reunião pode aumentar sua eficiência. Ao convocar uma reunião, avise aos outros participantes o que eles devem esperar dela. Se você for chamado para uma, pergunte ao organizador qual a melhor forma de se preparar. “Envolver as pessoas de forma proativa antes de reuniões pode evitar a perda de uma hora colocando todo mundo a par de todos os assuntos”, afirma.

4. Acompanhe o progresso

Depois de dar uma tarefa a alguém, crie o hábito de mandar uma confirmação por escrito, para explicar exatamente o que espera dela, afirma Schwartz. “Esse minuto de acompanhamento pode salvar horas de aborrecimento depois, se, por exemplo, houver um mal-entendido em relação a um deadline”, ela explica.

5. Organize sua mesa

Quando você arruma tudo no final do dia, é mais fácil começar o trabalho na manhã seguinte, afirma a organizadora profissional Janine Adams, da Peace of Mind Organizing. “Se você tem muitos papéis sobre a mesa, vai perder tempo procurando o que precisa”, ela afirma. Limpe a mesa todos os dias, enquanto a bagunça ainda é pequena. Se você deixar acumular, pode levar uma tarde inteira, diz Adams.

6. Estabeleça uma rotina para recarga

Celulares descarregados podem ser inconvenientes, fazendo com que você perca tempo procurando por uma tomada. Em vez de perder tempo se preocupando com a carga que ainda resta em sua beteria, Adams sugere que você crie o hábito de recarregar seus eletrônicos todos os dias antes de dormir. Assim, a carga estará completa no dia seguinte e você sairá de casa sem se preocupar com a bateria.