Abrir Empresa Já tenho uma Empresa

Notícias

Aprenda os cinco passos de como motivar os liderados

Motivação conduz ao caminho do sucesso. Entenda como impulsionar o resultado dos colaboradores

 De acordo com o CEO do Grupo Kronberg, empresa especialista em Inteligência Emocional e programas de aumento de receita com garantia de ROI (Retorno Sob Investimento), Carlos Aldan, ninguém motiva ninguém. Porém, é possível criar um ambiente para conduzir a automotivação e evitar um possível turnover na organização. O CEO, que também é antropólogo e sociólogo, aponta que motivar seus subordinados os ajuda a não realizarem o trabalho apenas pela necessidade de ter um emprego pelo salário e sim, como um meio para atingir metas de vida e felicidade.

 A partir disto, confira abaixo quatro dicas do Grupo Kronberg para motivar os colaboradores das empresas:

1) Seja um bom líder. Para liderar ressonantemente é preciso ter as competências básicas de um líder inspirador. Desenvolver o sentimento de autonomia em seu liderado, dar liberdade para o colaborador criar e mostrar que ele pode assumir as responsabilidades sozinho são ferramentas fundamentais para o engajamento e auto – motivação dele. Além disso, é importante que o líder entenda que o conhecido “erro” do funcionário é na verdade uma experiência na qual ele pode aprender e penalizá-lo por isso pode ser desmotivador. A idéia é entender o motivo que fez com que ele agisse de forma diferente da esperada, e auxiliá-lo na direção correta. 

 2) Ter segurança. Um líder que mostra segurança no que faz inspira o mesmo sentimento em seu colaborador. Ajudá-lo a desenvolver essa segurança é necessário em seu desenvolvimento, que acontece por meio de treinamentos. Este desenvolvimento diminui a procrastinação e dá segurança de ter domínio sobre as suas tarefas.

 3) Tenha propósito e visão de futuro. Existem tarefas rotineiras que muitas vezes podem se tornar maçantes. Por isso é necessário ter um propósito para elas, entender o real valor por trás de fazer o que se está fazendo. Muitas metas pessoais, por exemplo, são realizadas por meio do trabalho. Por esse motivo, a tarefa realizada pode ter mais valor ainda se analisada de forma mais abrangente além das metas coletivas e profissionais.

 4) Crie um relacionamento com seu liderado. Sem uma comunicação eficaz, um bom relacionamento entre colaboradores e líderes pode ser ameaçado, Para criar um relacionamento saudável e positivo, por exemplo, o líder precisa dar reconhecimento pelo trabalho que foi bem feito pelo colaborador, que por sua vez, fica satisfeito com seu serviço, engaja-o a desenvolve-lo, o que gera melhores resultados para a corporação

 5) Utilize os desafios como motivação. Mostrar para o liderado que existem desafios e que é possível superá-los os motiva a seguir em frente.

Inteligência Emocional (IE) Inteligência emocional é a habilidade de integrar pensamentos e sentimentos com o objetivo de otimizar nossas decisões.

- O Grupo Kronberg atua há 12 anos no mercado brasileiro de capacitação profissional, já desenvolveu mais de 60 mil pessoas e realizou mais de 26 mil sessões de coaching. A empresa é pioneira na garantia de ROI (retorno sobre investimento) em suas soluções. É líder de mercado nos programas de aumento de receita por meio do alinhamento do engajamento emocional e desempenho de líderes e profissionais de linha de frente, com as necessidades e expectativas de seus clientes internos e externos. No portfólio de clientes da companhia há grandes empresas, como Toyota, Odebrecht, HDI Seguros, Sheraton, Rede Globo, Lilly, entre outras.