Notícias
A importância da gestão de custos
Mas se o objetivo é lucrar, porque se preocupar com custos.
O grande foco da empresa é lucrar e para isso elas são constituídas. Quando um investidor resolve colocar seu dinheiro na criação de uma pessoa jurídica ele não está pensando em ajudar a pessoas ou desenvolver a comunidade (raríssimas exceções), eles estão interessados em fazer seu dinheiro trabalhar por eles em busca de mais dinheiro. Eles estão em busca da multiplicação do dinheiro em busca do "milagre" da multiplicação. Assim vario peixinhos podem virar muitos mais vários peixinhos.
Mas se o objetivo é lucrar, porque se preocupar com custos. Os custos constituem a base dos gastos das empresas e o estudo deles permite que nós analisemos o cenário de forma realística e determinemos se realmente aquela atividade esta sendo interessantes. E se esta sendo interessante é uma ferramenta espetacular para mostrar onde esta funcionando melhor e onde deve melhorar para continuar aumentando o lucro.
Os estudos dos custos possibilitam ao tomador de decisão identificar com precisão o seu cenário e a verdadeira realidade de sua empresa. É capaz de apontar certeiramente os pontos deficitários que precisam ser melhores trabalhados. A gestão hoje já não deve ser feita por rumo ou muito menos ficar satisfeita com lucros, simplesmente por lucrar. Em toda a história o que se percebe claramente é que na grande maioria das vezes as empresas só se preocupam com custos nos momentos de dificuldades financeiras. Nesse momento todos querem saber como diminuir os custos, mas nesse momento a empresa já está frágil, muito dinheiro já foi desperdiçado e a empresa pode ter virado refém de uma armadilha de seu próprio sucesso, o lucro. O lucro jamais deve ser uma venda nos olhos, ele deve ser um instrumento para abrir caminhos e gerar a perpetuidade.
Os estudos dos custos devem ser usados no momento da bonança onde tudo esta colaborando para que os lucros aumentem. Quando a empresa esta atenta aos custos, ela esta um passo a frente no processo de melhoria dos resultados. Isso porque com esses estudos podemos visualizar pontos fracos e fazer as correções no momento que a empresa está mais forte. Assim isso é o mesmo que você se alimentar bem, sua saúde tende a estar intacta e com exercícios físicos seu corpo melhorara ganhando músculos. Com isso você se tornara uma pessoa mais forte. Quando a pessoa esta debilitada e ela tem uma boa alimentação, primeiro ela terá que melhorar gradativamente, e em um processo mais lento ela vai se recuperando, correndo o risco de carregar para sempre as consequências daquele momento. Assim funciona com as empresas devemos cuidar dela cada vez melhor por melhor que ela esteja, evitando deixa-la chegar no estágio de ir para a UTI. Na UTI tudo é mais difícil.
Pensem nisso, a empresa precisa ser reestruturada nos bons momentos. A gestão deve visar um processo de melhoria contínua para obter seu sucesso.
Acompanhe o Blog onde tudo é discutido no pondo de vista da administração.