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Desenvolva sua Empresa - Aprenda a negociar

A empresa eficiente é aquela capaz de gerar resultados para os proprietários, funcionários, clientes, fornecedores e sociedade, exercendo a capacidade de mudança necessária à sua manutenção num mercado cada vez mais competitivo.

Fonte: SEBRAE - Minas GeraisTags: empresarial

Uma negociação pode ser considerada boa quando ambas as partes saem ganhando. Não existe um modelo básico de negociação, mas um conjunto de habilidades e técnicas que tornam você um bom negociador. 

E lembre-se:
- O mais importante é que você domine as características do que está sendo negociado. 
- Ter conhecimento interpessoal dos negociadores e identificar seus pontos fortes e fracos também ajuda na hora da negociação.

Etapas de uma negociação

A negociação exige algumas etapas que devem ser seguidas e observadas. Não devemos encarar as etapas como algo rígido. Em alguns casos, pode-se suprimir uma ou outra. O importante é ter sempre presente que elas nos ajudam na sistematização do processo de negociação. São elas:

- Preparação: estabelecer objetivos que devem ser alcançados e os que a realidade permitirá atingir. Para isso é preciso refletir sobre o comportamento do outro negociador.
- Abertura: criar um clima de abertura, reduzindo a tensão. Deixar claro os benefícios esperados do trabalho conjunto.
- Exploração: ser objetivo. Estabelecer uma reciprocidade psicológica, em que as pessoas tendem a tratar os outros da mesma forma que são tratadas.
- Apresentação: devem-se colocar claramente os objetivos e expectativas iniciais de ambas as partes.
- Clarificação: devemos considerar as objeções levantadas como oportunidades para detalhar mais o objetivo. Assumir mais uma postura de ouvinte atento.
- Ação Final: é aqui que ocorre o fechamento do negócio. Se as etapas anteriores foram bem desenvolvidas, essa etapa é facilitada. Não esquecer de oferecer opções de escolha para o outro negociador.
- Controle/Avaliação: é quando, já concluída a negociação e distante do outro negociador, verifica-se o saldo da negociação, os seus pontos positivos e negativos. Refletir sobre o que se passou é bom para não se cometer futuramente os mesmos erros. Poucos gerentes avaliam a negociação, porque não consideram a possibilidade de voltar a negociar com a mesma pessoa.

 
  Estilos de negociação

 

Estilos
Conceitos
Comporta-
mentos 
Típicos
Comporta-
mentos
Extremos
Persuasão
levar os outros a aceitar a sua idéia
- fazer propostas e sugestões 
- argumentar, raciocinar e justificar
dispersão: 
- propostas apresentadas e não defendidas 
- argumentos incapazes de levar à propostas tangíveis
Afirmação
impor e Julgar o outro
- fazer conhecer exigências e normas 
- expor seu ponto de vista e seus desejos 
- avaliar os outros e a si mesmo 
- punir, recompensar e conceder
tirania: 
- excesso de pressão sem manifestação clara de expectativas 
- uso indiscriminado do poder de posição
Ligação
compreender o quadro de referência do outro
- encorajar a participação do outro 
- procurar pontos de acordo 
- escutar com empatia
indecisão: 
-apoiar ou escutar o outro com um fim em si mesmo 
-reformulações constantes de propostas
Atração
abrir-se ao outro procurando envolvê-lo
- influenciar ao outro pelo seu próprio comportamento
- seduzir, motivar o outro, elevar o moral 
- partilhar informações 
- reconhecer os próprios erros
falsidade: 
- reconhecer falhas e dúvidas inexistentes 
- uso excessivo do poder pessoal

 

 

Estratégias e táticas

- Comece a negociação fornecendo e solicitando informações. Deixe para depois os julgamentos, opiniões e valores. 

- Faça o planejamento por escrito. 

- Trace antecipadamente um perfil do outro negociador. 

- Coloque-se no lugar do outro negociador. 

- Nunca esqueça que um negócio só é bom quando ambas as partes saem ganhando. 

- Evite perguntas cujas respostas sejam “sim” ou “não”. 

- Gere confiança no outro negociador. 

- Evite colocações definitivas ou radicais. 

- Não pressione o outro negociador. Lembre da terceira Lei de Newton: "a cada ação corresponde a uma reação em sentido contrário e com a mesma intensidade". 

- Esteja sempre preparado para uma situação de conflito. 

- Lembre-se que toda pessoa tem estilos, necessidades e motivações diferentes. 

- Veja os aspectos positivos do outro negociador. 

- Desenvolva contra-argumentos previamente. 

- Não se intimide com ofertas finais. 

- Negocie sempre pensando no amanhã.

Pecados do negociador brasileiro

- Prende-se a detalhes e esquece o todo. 
- Provoca ressentimentos explorando as fraquezas da outra parte; 
- Evita o conflito, em vez de o administrar. 
- Confia demais em suas habilidades e queima etapas importantes de negociação. 
- Improvisa muito, abusando do jogo de cintura e desprezando o planejamento. 
- Não cumpre prazos ou promessas e, com isso, perde credibilidade; 
- Preocupa-se apenas com o seu lado. 
- Ignora as diferenças e desrespeita a lógica do outro negociador; 
- Trabalha com uma margem estreita. 
- Não explora convenientemente o fator tempo, tornando-se impaciente. 
- Assume com freqüência uma postura defensiva. 
- Está mais preocupado em falar do que em ouvir. 
- Possui baixa flexibilidade e não costuma colocar-se no lugar do outro. 
- Utiliza termos técnicos ou linguagem inacessível à outra parte. 
- Não dá importância devida aos resultados da negociação.